Cancro do estacionamento em Viana não se resolve apenas à noite e fim-de-semana

Há pouco mais de uma semana, na apresentação da nossa candidatura para devolver a Viana do Castelo e aos Vianenses o lugar que ela merece, e onde apresentamos algumas medidas urgentes para a cidade, prometemos, repensar estrategicamente a Cidade.


Entre as medidas que defendemos, está o redesenho das acessibilidades e a reformulação do problema do estacionamento, que é um verdadeiro Cancro da Cidade criado nos últimos 20 anos. Prometemos a criação imediata de um parque de autocarros, para acolher dignamente as milhares de pessoas que nos visitam, mas também mais de 1.200 lugares gratuitos no centro da cidade.


Estamos satisfeitos que, após este anúncio a atual liderança da Câmara Municipal de Viana concorde connosco. Sabemos que vai assinar um protocolo com os concessionários dos parques para disponibilizarem lugares de estacionamento gratuitos aos fins-de-semana e à noite.


Ora, embora seja de louvar, esta medida peca pela falta de ambição e por vir tão tardiamente.


A nossa ambição não é ter dois dias por semana e umas horas à noite. Isso, aliás, já é comum na maioria das cidades portuguesas. Nos estudos que fizemos, é possível, com pouco investimento, criar 1.200 lugares gratuitos, 24 horas por dia, sete dias por semana, no centro da cidade. Temos de servir os Vianenses todos os dias e não apenas a part-time.


Esse é o nosso compromisso, não ficar pela metade.