Candidato à Câmara visitou Fábrica da Louça de Viana

EDUARDO TEIXEIRA QUER COMERCIANTES DO CONCELHO COMO

EMBAIXADORES DA LOUÇA DE VIANA

O candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo PSD, Eduardo Teixeira quer que os comerciantes do concelho se tornem embaixadores da Louça de Viana. A iniciativa surgiu no seguimento de uma visita do candidato às instalações da Louça de Viana, ocorrida na passada segunda-feira.

A Fábrica da Louça de Viana é, sem dúvida, a mais antiga unidade fabril do distrito. Nas suas instalações chegaram a trabalhar, há meio século, quase duas centenas de pessoas. Hoje conta apenas com duas funcionárias.

Dificuldades de escoamento de stockes, a rondar um milhão de euros, aliadas à necessidade da realização de uma reestruturação da empresa foram as principais causas que ‘empurraram’ para o desemprego centenas de trabalhadores desta unidade fabril, segundo Madalena Araújo, uma das responsáveis.

A Louça de Viana é um património que se chega mesmo a confundir com a história da cidade e, até, da região.

O candidato à Câmara de Viana compromete-se a “incentivar o comércio local, nomeadamente os restaurantes e cafés do concelho, a utilizar a Louça de Viana como forma de promover as suas peças e, assim, escoar os stocks”. Eduardo Teixeira garante ainda disponibilizar apoios para que os comerciantes possam promover a Louça de Viana nos seus estabelecimentos comerciais e unidades de restauração. 

A Fábrica da Louça de Viana foi fundada em 1774 por João de Araújo Lima, Carlos de Araújo Lemos e outros associados. Encontrava-se localizada no lugar de Cais Novo, na freguesia de Darque. A partir de 1947 a unidade fabril passou a desenvolver o seu trabalho artístico na freguesia da Meadela.

Recorde-se que o candidato à Câmara Municipal pelo PSD visitou as instalações da Fábrica da Louça de Viana na passada segunda-feira. Quatro horas depois da sua visita, o atual executivo da Autarquia vianense realizou uma conferência de imprensa onde anunciou que vai “revitalizar” esta unidade.

 

Gabinete de Comunicação da Candidatura de Eduardo Teixeira à Câmara Municipal de Viana do Castelo.