EDUARDO TEIXEIRA DESCENTRALIZA CÂMARA PARA AS FREGUESIAS

O candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo PSD, Eduardo Teixeira referiu durante a apresentação dos candidatos às freguesias que criará um gabinete de apoio ao munícipe (GAM) em algumas freguesias como Darque, Santa Marta de Portuzelo, Barroselas (envolvente ao Largo das Neves) e Lanheses. O objetivo é descentralizar serviços camarários, ou seja, permitir aos munícipes uma forte concentração de serviços nas freguesias das duas margens do rio Lima. Com esta medida, caso o PSD seja eleito nestas eleições autárquicas, os munícipes irão ter a possibilidade de tratarem de assuntos relacionados com taxas e licenças, requerimentos, água e saneamento, recursos humanos, processos para consulta, agendamento de atendimentos técnicos e esclarecimentos, sem terem que se deslocar à Câmara Municipal e sem pagar parques de estacionamento, acessibilidades, transportes públicos e portagens.

Para Eduardo Teixeira é fundamental “estabelecer mais proximidade e melhoria qualitativa dos serviços camarários, a fim de proporcionar um sistema de serviços equitativo e universal”.

A criação de um gabinete de apoio ao munícipe será uma mais-valia com a introdução de serviços de apoio junto da população, bem como, irá permitir uma melhor distribuição de recursos humanos e, até, a possibilidade da criação de mais emprego no concelho.

Estas quatro freguesias (duas em cada margem do rio Lima) concentram já vários serviços de apoio, também, a outras freguesias. Neste sentido, considera-se importante que a autarquia, nos seus serviços, dê o exemplo.