PARQUE DA CIDADE CONTINUA FECHADO

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, também conhecido como Parque da Cidade, continua fechado ao público.

Inaugurado em Março de 2008, o Parque, situado junto ao rio Lima e localizado nas antigas Azenhas da Papanata, dispõe de uma área de 20 hectares.

A existência de espaços verdes é um fator de grande importância para a qualidade de vida de uma cidade e dos seus habitantes. Estes espaços contribuem de uma forma decisiva para um desenvolvimento sustentável, além de organizarem e sustentarem a malha urbana, melhorando a qualidade do ar e a permeabilização do solo urbano, funcionam como ‘respiração do tecido urbano’, muitas vezes locais de recreio e lazer da população, outras, por vezes, compensadoras das condições precárias da habitação, favorecendo a convivência entre diversos grupos sociais.

O Parque Urbano de Viana do Castelo é um espaço público, pago pelos impostos dos portugueses e concebido para permitir aos utentes o convívio com a natureza, a educação ambiental, o lazer, a leitura, o encontro de diferentes gerações, de culturas e classes sociais.

A questão que se coloca é: quando é que os vianenses e visitantes de Viana do Castelo vão ter acesso a usufruir deste espaço, que é de todos?