PSD CONTINUA APRESENTAR OS SEUS PROJETOS PARA AS FREGUESIAS

Apresentadas listas de Alvarães, Cardielos, Serreleis, Vila Nova de Anha e CarreçoApresentadas listas de Alvarães, Cardielos, Serreleis, Vila Nova de Anha e Carreço.

O PSD de Viana do Castelo apresentou esta semana as listas às Juntas de Freguesia de Alvarães, união de Cardielos e Serreleis, Vila Nova de Anha e Carreço.

Em Alvarães, Cristina Jaques, advogada, candidata-se à liderança do executivo da Junta de Freguesia, pelo segundo mandato consecutivo. “Trata-se de uma equipa polivalente, que está acima de qualquer cor partidária e de verdadeiros empreendedores para a nossa terra”, sublinhou Cristina Jaques, deixando a promessa de “continuar a fazer a diferença” na freguesia.

Para a união de Cardielos e Serreleis, o candidato pelo PSD, Manuel Casanova Ramos, empresário, promete tudo fazer para “em função do que encontrar, consolidar as contas da Junta e torná-la sustentável”. Como propostas para este mandato, o candidato pretende “potenciar os movimentos associativos, a nossa gastronomia, o nosso artesanato e a nossa agricultura, (…) a criação de um cais de atracamento para pequenas embarcações de recreio, (…) saneamento básico nas duas freguesias”, entre muitas outras promessas. Casanova Ramos diz que os “autarcas têm que deixar de ter paredes de pobre e paredes de rico”.

Na freguesia de Vila Nova de Anha, Rui Matos recandidata-se à liderança daquela Junta de Freguesia. Na apresentação oficial da sua candidatura, o atual presidente da Junta disse ser “um mérito e honra manter a equipa” que o acompanhou há quatro anos atrás. O social democrata recordou algumas das obras efetuadas pela Junta de Freguesia, lembrando também o seu esforço, sobretudo a nível financeiro, face à descriminação que as Juntas de Freguesia pelo PSD sofreram, por parte da autarquia, comparativamente às socialistas. O presidente de Vila Nova de Anha lamentou ainda que “em 12 números do Boletim Municipal não tenha sido publicada nenhuma obra de Anha e nós fizemos obra”, recordou, dizendo também que o “presidente da Câmara Municipal veio duas vezes apenas à vila”. No que diz respeito a propostas para o próximo mandato, entre as várias apresentadas, Rui Matos destacou a abertura dos CTT, “Anha perdeu os CTT, mas a seguir às eleições terá um posto de CTT aberto”.

A freguesia de Carreço é atualmente liderada por Joaquim Viana da Rocha, pelo PSD. O candidato nas próximas Eleições Autárquicas 2013 é o empresário Arlindo Louro. “Devemos deixar claro que somos uma candidatura de mudança que, mantendo a mesma sigla, é composta por uma nova equipa de carrecenses, com diferentes formas de pensar e agir”, frisou Louro, na sua primeira apresentação pública. A criação de “um gabinete de apoio às empresas, ao empreendedorismo e às empregabilidade”, bem como, a “certificação da qualidade turística (paisagem, natureza, alojamento, roteiros)” são algumas das muitas propostas do candidato.

O candidato à Câmara Municipal pelo PSD, Eduardo Teixeira realçou a sua preocupação em fixar e atrair investimentos, pessoas e empresas no concelho. O líder distrital do PSD recordou a deslocalização da Fábrica de Chocolates Avianense, bem como, o encerramento de algumas empresas no concelho, como um assunto demasiado preocupante.

Eduardo Teixeira acusou, mais uma vez, José Maria Costa de fazer a “política do faz de conta”, e mencionou a forte carga fiscal de Viana do Castelo, comparando-a a outros distritos, como sendo a mais “penalizadora de todas”.