PSD DE VIANA DO CASTELO APRESENTOU LISTAS

Lista de candidatos inclui cerca de mil pessoas 

A candidatura do PSD à Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou na passada sexta-feira, dia 09 de agosto, as listas de candidatos às eleições autárquicas de setembro, para a Câmara Municipal e freguesias do concelho. As listas incluem cerca de um milhar de pessoas. 

No total foram apresentadas 24 listas pelo PSD às freguesias, sendo que o partido apoiará em três freguesias, uma lista para a Câmara Municipal e uma lista para a Assembleia Municipal, sendo assim, 27 num total de 40 freguesias. 

Na apresentação das listas, Eduardo Teixeira, o cabeça de lista à presidência da Câmara Municipal revelou-se preocupado com o encerramento de empresas no concelho e com o facto dos jovens “terem cada vez menos oportunidades de trabalho” e recordou que, “há 20 anos atrás, quando o PSD presidia à Câmara Municipal de Viana do Castelo, nós tínhamos uma população residente que rondava as 75 mil pessoas e, dessas 75 mil pessoas, havia 38 mil pessoas que trabalhava em Viana do Castelo”, e prosseguiu dizendo que, “(…) hoje temos 88 mil eleitores e, apenas, dessas 88 mil pessoas, trabalham no concelho de Viana do Castelo, apenas e só, 16 mil pessoas”. 

Entre as várias medidas anunciadas pela candidatura, Eduardo Teixeira voltou a destacar a criação de “1.200 lugares de estacionamento gratuitos, 24 horas por dia e sete dias por semana” e acusou o Partido Socialista de má gestão Autárquica, afirmando que, a “falta de rigor deste Executivo é o montante que a Câmara vai despender para pagar os parques de estacionamento durante o mês de agosto, num total superior a 60 mil euros, verba esta paga por todos”. 

Com a ‘casa’ repleta de apoiantes, dos variados partidos políticos, na sua candidatura à Câmara Municipal, Eduardo Teixeira anunciou Marques Franco (arquiteto), Helena Marques (economista), Pedro Cruz (engenheiro), Luísa Novo Vaz (advogada), António Pinto da Cunha (médico), Isabel Carvalho (professora e coordenadora do ensino especial), Luís Viana (hoquista profissional), entre muitas outras personalidades, encerrando a sua lista à Câmara com Renato Pita (piloto profissional de ralis). 

Para a Assembleia Municipal, a liderar a lista, Eduardo Viana, Diretor Regional da Economia do Norte, seguido de Ana Palhares (advogada) e Vasco Vilar (advogado). Durante a apresentação da sua lista, Eduardo Viana salientou que o papel da Assembleia consiste em “estar aberta à sociedade civil, aberta à crítica, construção e participação ativa da população”. 

Para as Juntas de Freguesia, o líder dos social-democratas anunciou os seguintes nomes: 

Alvarães – Cristina Jaques; 

Amonde – Paulo Órfão; 

Vila Nova de Anha – Rui Matos; 

Areosa – Fernando Gama; 

Barroselas e Carvoeiro – Manuel Ferro; 

Cardielos e Serreleis – Manuel Casanova Ramos; 

Carreço – Arlindo Louro; 

Castelo do Neiva – Paulo Torres; 

Chafé – António Azevedo; 

Darque – José Fernando Ferreira; 

Deão, Santa Leocádia de Geraz do Lima e Santa Maria de Geraz do Lima – Serafim Correia; 

Deocriste, Subportela e Portela Susã – Carlos Fraga; 

Freixeiro de Soutelo – Luís Lourenço; 

Lanheses – Filipe Rocha; 

Mazarefes e Vila Fria – Francisco Barros; 

Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior – Carlos Tavares; 

Meixedo, Nogueira e Vilar de Murteda – Hilário Oliveira; 

São Lourenço da Montaria – Carlos Pires; 

Perre – José Tomás Póvoa; 

Santa Marta de Portuzelo – Paulo Maciel; 

São Salvador da Torre e Vila Mou – Filipe Costa; 

São Romão do Neiva – Manuel Salgueiro; 

Vila de Punhe – Orlando Dias; 

Vila Franca – Carlos Santos. 

Na cerimónia de apresentação das listas, entre as variadas personalidades, destacaram-se: Manuel Freitas, o Mandatário da Candidatura; Vasco Vilar, o Mandatário de Lista; Luís Viana, o Mandatário da Juventude; Manuel Beninger, o presidente do PPM; e Pedro Cruz, presidente da concelhia do PSD.