Acreditar nÃo Basta! É Tempo de Agir
Após 28 anos de governação socialista na autarquia de Viana do Castelo, somos confrontados com uma realidade dura: o Concelho figura no último lugar a nível Nacional relativamente ao poder de compra tendo inclusivamente, perdido população na última década.
Apesar da conjuntura favorável quer económica, quer política, foram manifestamente desaproveitados os recursos e apoios estatais e comunitários para a implementação de uma política conducente à melhoria da qualidade de vida da população do nosso Concelho.
Neste período, o Partido Socialista esteve ininterruptamente vinte e oito anos no governo municipal vianense (1994 – 2021).
Temos gerações que não conheceram outras políticas de gestão.
Fruto da falta de alternância democrática, a população tem vindo a conformar-se com uma situação em que um clima de controlo e intimidação, por parte dos poderes instalados, tem limitado a liberdade de ação das pessoas em geral e das instituições em particular.
28 anos é muito tempo!
Viana do Castelo começou a definhar a partir de 1994 não aproveitando os “ventos favoráveis” dos fundos estruturais europeus para se desenvolver.
Actualmente, é um dos concelhos e capital de distrito com piores indicadores socio-económicos do país, com uma patente falta de desenvolvimento e de crescimento económico e social, que é visível e sentida pelos vianenses, no seu dia-a-dia, que vivem ou sobrevivem com enormes dificuldades.
Um dos piores indicadores é precisamente o índice do poder de compra, em que Viana do Castelo figura em último lugar, incluindo Madeira e Açores.
A esta realidade, que merece a nossa maior preocupação, não é alheio o pensamento daqueles que escolheram acreditar e investir no nosso Concelho, para aqui trabalhar e viver. Não basta acreditar no futuro, quando é patente que se perderam inúmeras oportunidades durante os últimos vinte e oito anos.
"É AGORA, VIANA!!
Ouvindo os cidadãos, empresários e forças vivas do nosso Concelho, sentimos e pensamos que a política económica e financeira da autarquia, a corrigir no futuro, é da maior importância para os vianenses e para o desenvolvimento concelhio.
Mas é evidente que tem que ser reorientada, para aportar maior valor para a população.
Vamos ter uma séria responsabilidade na necessária e urgente mudança deste paradigma.
E somos a única alternativa que pode conduzir Viana do Castelo nesse rumo.
As pessoas da coligação é Agora Viana e os partidos que a compõem, já no passado demonstraram aos Vianenses estarem à altura dos desafios, da responsabilidade, da ambição na mudança e na inovação.
Somos muitos, cerca de 600 homens e mulheres com muita valia e determinação para abraçar a causa pública, com novas ideias e novos projetos.
É uma equipa multidisciplinar, com competências comprovadas nas várias áreas de atuação, motivada para imprimir um novo dinamismo para Viana do Castelo e que quer implementar uma nova visão estratégica.
Está na hora de voltar a sonhar, de voltar a ousar, de voltar a inovar, de voltar a acreditar.
É possível fazer diferente por Viana do Castelo, fazer mais e melhor, por todos nós e pelos nossos filhos.
Venha connosco!
É agora Viana!